quarta-feira, 4 de maio de 2016

diários da serra da estrela #03: concerto no Conservatório de Música de Seia

[fotos: Hugo Figueiredo] 
 
Veja também as postagens anteriores sobre esta residência artística: #00, #01, #02

No dia 12 de março de 2016, organizei um concerto no Conservatório de Música de Seia como encerramento de minha residência no Festival Dias de Música Electroacústica. O programa mesclava músicas eletroacústicas e instrumentais, incluindo algumas pecas mais antigas, como a puramente acusmática turé tendencioso de 2008 e levante, peca para clarinete solo que escrevi em 2006. Aqui pode-se ouvir a gravação ao vivo da bela interpretação de Carlos Silva, professor de clarinete do Conservatório: 

 


No entanto, o momento mais esperado da noite (ao menos para mim) foi a estreia de diáspora, a peça inédita para quarteto e eletrônica que eu acabara de escrever. Para esta peça convoquei os professores Hugo Passeira (piano), José Pedro Sousa (violoncelo), Ludovic Afonso (violino) e Túlio Augusto (que ficou a cargo de disparar os sons eletrônicos). Carlos Silva passou para o clarinete baixo e eu assumi o posto de regente. Quem quiser dar uma olhada na partitura enquanto escuta a gravação ao vivo, ela está disponível para download na seção "obras" deste site. 

 


Outras atividades que fizeram parte deste meu projeto de residência com apoio do Ibermúsicas foram uma aula de composição na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, a convite de Jaime Reis, além de duas oficinas de música eletroacústica, centradas no ambiente de programação SuperCollider. A primeira foi realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e a segunda foi realizada já em território brasileiro na SP Escola de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário