terça-feira, 19 de janeiro de 2016

deCapitu, o filme




Dia 21 de janeiro de 2016, às 20h, na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo-SP estreamos deCapitu, uma obra audiovisual média-metragem, criada a quatro mãos em colaboração com o cineasta Alexandre Charro, contando com a participação das atrizes Liliana Junqueira e Melany Kern.

Projeto audiovisual iniciado em 2013 a convite do NME para o selo NMElança, deCapitu explora elementos do Dom Casmurro de Machado de Assis através de uma linguagem visual e sonora experimental e contemporânea. É o resultado de um longo processo, que teve início em 2010, quando Rodolfo começou a experimentar as primeiras partituras com Liliana e Melany como estudos para a trilha sonora de Capitu Desterrada, da Sociedade Baderna de Teatro e Outros Atentados, dirigida por Pedro Mantovani. Em 2011, deCapitu tornou-se um trabalho autônomo, sendo apresentado como uma performance para duas atrizes e sons eletrônicos na mostra Conexões Sonoras 2, a convite do Ibrasotope. A parceria com Alexandre Charro estabeleceu-se em 2013 e o material performático e eletroacústico de deCapitu passou a ser trabalhado até chegarmos à forma audiovisual atual.

Com cerca de 40 minutos de duração, divididos em seis capítulos e um intermezzo eletroacústico, este filme não busca encenar a desventura amorosa entre Bento e Capitolina, uma história demasiado familiar. Em vez disso, nos faz confrontar com uma voz silenciada há mais de um século por um narrador suspeito, por quem temos nos deixado envenenar em sua conversa de bom moço, a ponto de nos tornarmos cúmplices de uma constrão narrativa que beira a perversão paranoica. Em sua proposta sonora e imagética, deCapitu afasta-se de qualquer atitude acusatória. Afinal, leva em conta a concretude da punição narrada por Machado, sem direito a apelação ou defesa: Capitu termina o romance exilada, morta e enterrada na Suíça, pouco importando ao narrador se a suposta traição permanecer fantasiosa e não comprovada. Por isso, deCapitu corporifica a voz desta personagem que luta para superar a sua única certeza: a de que sua derrota estásubentendida nas regras do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário