quinta-feira, 7 de novembro de 2013

generalização da periodicidade virou livro


Minha dissertação de mestrado virou livro! Disponível no site Cultura Acadêmica da Editora UNESP sob o título Generalização da Periodicidade, este trabalho investiga o conceito de periodicidade generalizada desenvolvido pelo compositor belga Henri Pousseur nos anos de 1960 com o intuito de expandir as possibilidades da poética serial. Este trabalho inclui uma análise de sua obra para piano Apostrophe et six réflexions e contou com a orientação de Flo Menezes. Para fazer o download gratuito do e-book, basta clicar aqui. Em breve, também será possível adquirir um exemplar impresso no mesmo endereço, pelo serviço de impressão sob demanda.

***

Enquanto elaborava este trabalho, escrevi também uma pequena peça para vibrafone solo: réflexion apostrophique. Trata-se de uma singela homenagem a Pousseur, partindo da ideia de que a forma musical pode ser pensada em analogia à síntese sonora, sendo resultado da modulação entre periodicidades distintas. 

Embora oficialmente não fizesse parte da dissertação, esta peça foi estreada no teatro do Instituto de Artes da UNESP, no dia seguinte à minha defesa. O que se ouve aqui é a gravação desta estreia, em uma bela interpretação do percussionista Rubens Celso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário